Bancada Federal

Irajá Abreu

Empresário e produtor rural, está em seu primeiro mandato como Deputado Federal.

César Halum

Está em seu primeiro mandato como Deputado Federal. Médico veterinário, iniciou sua carreira política em 1988, tendo sido Vereador e Prefeito interventor de Araguaína (TO), Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica.

Walter Ihoshi

Administrador público, está em seu segundo mandato. Já foi subprefeito no munícipio de São Paulo.

Roberto Santiago

Comerciário, sindicalista e juiz, está no seu segundo mandato como Deputado Federa.

Ricardo Izar

Economista e empresário, cumpre o seu primeiro mandato como Deputado Federal.

Marcelo Aguiar

O paulistano Marcelo Aguiar está em seu primeiro mandato. O parlamentar é muito conhecido por seu trabalho como músico gospel na capital paulista. Já foi vereador pela cidade de São Paulo. Atualmente é titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Junji Abe

É empresário rural e consultor. Deputado federal (2011-2015), já foi deputado estadual (1991-2000) e prefeito de Mogi das Cruzes (2001-2008), onde premiado cinco vezes pelo Sebrae-SP com o título de “Prefeito Empreendedor” – pois a cidade despontou entre as 100 mais dinâmicas do Brasil.

Jefferson Campos

Advogado e radialista, está em seu terceiro mandato. Em Sorocaba (SP), já exerceu, por duas vezes, o cargo de Vereador.

Guilherme Mussi

Foi um dos primeiros parlamentares a aderir ao PSD e colaborou intensamente na montagem dos diretórios paulistas. Guilherme Mussi foi eleito para seu primeiro mandato como deputado federal por São Paulo na atual legislatura, com 98.702 votos. É o mais jovem parlamentar do partido e sua atuação se baseia nos princípios estatutários do PSD, com grande ênfase no meio ambiente.

Eleuses Paiva

Médico e professor universitário, está em seu segundo mandato como Deputado Federal. Já foi Vice-Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio Brasileiro de Radiologia; Diretor da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear. Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia em São José do Rio Preto, da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira.

Jorge Boeira

Empresário, engenheiro mecânico e professor da Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

João Rodrigues

Empresário e radialista, está em seu primeiro mandato como Deputado Federal. Foi vice-prefeito e Prefeito de Pinhalzinho (SC) e Prefeito, por duas vezes, da cidade de Chapecó (SC).

Francisco Araújo

Delegado de polícia e escrivão criminal, está em seu primeiro mandato como Deputado Federal. Já presidiu a Associação dos Delegados de Polícia de Roraima.

Fábio Faria

Um dos deputados federais mais jovens da Câmara dos Deputados. Seu primeiro mandato foi em 2006, antes de completar 30 anos, quando recebeu 195 mil votos do Estado do Rio Grande do Norte. Atuou nas áreas de Finanças e Tributação e Desporto. Foi reeleito em 2010 para mais 4 anos de mandato.

Sergio Zveiter

É advogado e deputado federal licenciado. Atualmente exerce a função de Secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro. Foi presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF.

Liliam Sá

Radialista e apresentadora de TV, está no seu primeiro mandato como Deputada Federal. Já exerceu a função de Vereadora por três mandatos.

Felipe Bornier

Empresário, cumpre pela segunda vez o mandato de Deputado Federal.

Dr. Paulo César

Médico, está em seu segundo mandato como Deputado Federal. Foi Vereador em Cabo Frio (RJ) de 2000 a 2004.

Reinhold Stephanes

Economista com especialização em Administração Pública na Alemanha, ex-ministro do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social (1992 e 1995-1998) e da Agricultura (2007-2010). Coordenou o grupo que criou a Embrapa, presidiu o INPS e dirigiu o Incra. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Foi secretário de Agricultura, de Administração e de Planejamento e...

Walter Tosta

Administrador de empresas. Natural do Rio de Janeiro, em 1978 transferiu-se para Belo Horizonte, quando fundou a União dos Paraplégicos de Belo Horizonte (Unipabe), entidade sem fins lucrativos voltada para a área social. Exerceu três mandatos seguidos na Câmara Municipal de Belo Horizonte (1997-2000, 2001-04 e 2005-07) Em 2006 elegeu-se deputado estadual.

Marcos Montes

Marcos Montes Cordeiro foi secretário municipal de Esportes e Turismo e prefeito de Uberaba (MG) por duas vezes (1997-2000 e 2000-2004). Licenciou-se do cargo em agosto de 2004 para assumir a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude. Em 2007, assumiu seu primeiro mandato como deputado federal. Está no segundo mandato. Nas duas eleições parlamentares foi majoritário em Uberaba.

Diego Andrade

Empresário, está em seu quarto mandato como Deputado Federal. Foi Secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão da Prefeitura de Salvador (2009 a 2010) e atuou como Vereador de 2005 a 2007.

Alexandre Silveira

Natural de Belo Horizonte e bacharel em Direito, ingressou na Polícia Civil em 1997 como Delegado de Polícia. Deputado Federal por duas legislaturas (2007-2011 e 2011-2015), está atualmente licenciado e é Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana no Governo de Minas Gerais, além de Secretário Geral do PSD de Minas Gerais.

Ademir Camilo

Em seu terceiro mandato como Deputado Federal, é advogado, administrador hospitalar, médico ginecologista, obstetra, legista e do trabalho. É presidente da União Geral dos Trabalhadores em Minas Gerais (UGT-MG). Preside também a Subcomissão Permanente de Defesa Civil da Câmara e é titular nas Comissões Mista do Orçamento e Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Roberto Dorner

Agropecuarista e empresário da área de Comunicação, está em seu primeiro mandato como Deputado Federal. Integra a Associação dos Criadores do Norte do Mato Grosso (Acrinorte) como segundo Vice-Presidente.

Homero Pereira

Produtor rural e técnico em agropecuária, está em seu segundo mandato como Deputado Federal. Já foi deputado estadual e presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia. Presidente e Vice-Presidente da Federação da Agricultura do Estado de MT; Vice-Presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Brasília.

Hélio Santos

Agropecuarista, está em seu primeiro mandato como deputado federal.

Thiago Peixoto

É economista e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia. Em 2006, foi eleito deputado estadual. Dois anos mais tarde assumiu a Secretaria de Governo da Prefeitura de Goiânia. Em 2010, foi eleito deputado federal, mas se licenciou do cargo para assumir o comando da Secretaria da Educação do Estado de Goiás.

Heuler Cruvinel

Advogado e produtor rural, está em seu primeiro mandato como Deputado Federal.

Manoel Salviano

Médico e industrial, está em seu quarto mandato como Deputado Federal. Foi Prefeito em Juazeiro do Norte (CE), entre 1983 a 1988, Deputado Estadual (91 a 93) e novamente ocupou a cadeira de Prefeito por Juazeiro do Norte (93 a 96).

Sérgio Britto

Empresário, cumpre seu quarto mandato de Deputado Federal. Foi Vereador em Salvador de 2005 a 2007. Assessorou a Casa Civil do Governo e foi Secretário Municipal de Governo da Prefeitura de Salvador.

José Nunes

Empresário, está em seu primeiro mandato como Deputado Federal. Foi Prefeito de Euclides da Cunha, de 1988 a 1992.

José Carlos Araújo

Radialista e administrador, cumpre o terceiro mandato como Deputado Federal. Como Deputado Estadual na Bahia também exerceu tres mandatos, de 1995 a 2003.

Fernando Torres

Empresário, está em seu primeiro mandato como Deputado Federal. Foi Vereador entre 2001 e 2004 e Deputado Estadual de 2007 a 2010. Na Câmara, é titular da Subcomissão Energias Alternativas no Brasi e do vazamento de óleo ocorrido na Bacia de Campos.

Edson Pimenta

Agricultor, cumpre o seu primeiro mandato como Deputado Federal. Exerceu dois mandatos como Deputado Estadual (2003 a 2011).

Silas Câmara

Deputado federal há 12 anos pelo estado do Amazonas, atualmente é vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e membro da Bancada Evangélica.

Carlos Souza

Apresentador de televisão, foi eleito Deputado Federal pelo Amazonas pela primeira vez em 2002, reelegendo-se em 2006 e em 2010. Foi vice-prefeito de Manaus.

Átila Lins

Economista e bacharel em Direito. Foi eleito Deputado Estadual por três vezes e está em seu sexto mandato como Deputado Federal. Foi o terceiro deputado mais votado na eleição de 2010, com pouco mais de 131 mil votos.

Raul Lima (RR)

Em seu primeiro mandato como Deputado Federal, Raul Lima é administrador. Como Deputado Estadual atuou em dois mandatos (2002 a 2010). Foi Presidente da Federacão De Tae Kwon Do; Presidiu também Câmara Comercial Brasil-Venezuela.

Moreira Mendes (RO)

Deputado Federal em seu segundo mandato, Moreira Mendes é agropecuarista e advogado. Já esteve a frente da Secretaria de Estado da Administração do Governo de Rondônia (1991 a 1993). Foi Procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. De 1999 a 2003 foi Senador da República.

Danrlei de Deus Hinterholz (RS)

Danrlei de Deus Hinterholz é Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, atuou como atleta profissional e fez carreira como goleiro do Grêmio, onde viveu momentos marcantes. Danrlei está em seu primeiro mandato.

Nice Lobão (MA)

Nice Lobão foi secretária da Ação Social do Estado do Maranhão (1991-1994). Eleita pela primeira vez Deputada Federal em 1998, reeleita em 2002 e 2006. Cumpre atualmente o seu terceiro mandato para o período de 2011 a 2014.

João Lyra (AL)

João Lyra é advogado e empresário do setor sucroalcoleiro. Está em seu segundo mandado como deputado federal, reeleito em 2010. Lyra já presidiu o Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado (1971-1974), foi conselheiro da Associação Comercial (1994) e é presidente da Associação dos Produtores Independentes de Açúcar e Álcool desde 1995.

1º Secretário: Eduardo Sciarra (PR)

Eleito três vezes deputado federal (2002, 2006 e 2010), Eduardo Sciarra ocupou desde jovem sucessivos cargos em diversas entidades de classe do Paraná, como Fiep, CREA, Sinduscon e Associação Comercial. Em 1998, a convite do então governador Jaime Lerner, assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Estado. Nascido em Londrina, é engenheiro civil, empresário e líder de classe. http://twitter.com/#!/omar33_

Hugo Napoleão – Deputado Federal (PI)

Deputado federal pelo Piauí, é advogado e professor. Ex-senador, foi Ministro da Educação, das Comunicações e Governador do Estado do Piauí.

Paulo Bornhausen – Deputado Federal (licenciado) e Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de SC

É deputado federal licenciado e secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Responsável pelo plano SC@2022, que busca elevar Santa Catarina ao estado máximo de inovação, com sustentabilidade. O plano abrange quatro programas e 20 projetos nos eixos econômico, ambiental, de inovação e social.

Vilmar Rocha – Deputado Federal (licenciado) e Secretário da Casa Civil (GO)

Advogado e professor, Vilmar Rocha foi Deputado Estadual e é Deputado Federal pelo Estado de Goiás. Atualmente está licenciado e ocupa o cargo de Secretário da Casa Civil do Governo do Estado.

Paulo Magalhães – Deputado Federal (BA)

Graduado em Administração de Empresas, Paulo Magalhães cumpre o seu quarto mandato como deputado federal pelo Estado da Bahia, atuando em diversas comissões parlamentares, a exemplo das de Legislação Participativa e Desenvolvimento Econômico e Social.

Geraldo Thadeu – Deputado Federal (MG)

Formado em Odontologia, Geraldo Thadeu exerce seu terceiro mandato como Deputado Federal pelo Estado de Minas Gerais. É titular das Comissões Parlamentares de Direitos Humanos e Minorias.

Eliene José de Lima – Deputado Federal (MT)

Formado em Engenharia civil pela Universidade Federal de Mato Grosso, Eliene Lima atuou como vereador por Cuiabá em 1992. Elegeu-se Deputado Estadual em 1994, sendo reeleito em 1998 e 2002. Em 2006, foi eleito Deputado Federal pelo Mato Grosso.

Arolde de Oliveira – Deputado Federal (RJ)

Deputado federal pelo Rio de Janeiro desde 1983, tem formação em Engenharia Eletrônica e Comunicações. Estudou no Instituto Militar deEngenharia-IME. Formou-se em Economia na Faculdade Cândido Mendes e tem pós-graduação em Mecânica Quântica e Matemática Moderna. Tem graduação em Engenharia Econômica e passou pela Escola Superior de Guerra.

Armando Vergílio – Deputado Federal (GO)

Armando Vergílio está em seu primeiro mandato como Deputado Federal por Goiás. Em março de 2011 licenciou-se e assumiu o cargo de Secretário Estadual das Cidades, tendo voltado à Câmara no final do ano. Foi Diretor do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Goiás e dirigiu a Secretaria Extraordinária de Previdência e Seguridade de Goiás e a Secretaria de Trabalho.

Júlio César – Deputado Federal (PI)

Júlio César, atualmente em seu quarto mandato como Deputado Federal pelo Piauí, é advogado e professor formado pela Universidade Federal do Piauí. Exerceu o cargo de Agente Fiscal de Tributos Estaduais e Procurador Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado. Foi prefeito de Guadalupe de 1977 até 1985.

Onofre Agostini – Deputado Federal (SC)

Onofre Santo Agostini é Deputado Federal por Santa Catarina. Serventuário da Justiça,foi prefeito de Curitibanos (SC). Cumpriu cinco mandatos como Deputado Estadual e está, pela primeira vez, na Câmara Federal. Também dirigiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado.

Guilherme Campos – Deputado Federal (SP)

Deputado Federal por São Paulo, participou da fundação do PSD e lidera a bancada do partido na Câmara. Foi vice-prefeito e secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas (SP). Está no segundo mandato como deputado federal. É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e comerciante em Campinas.